REFLEXÕES

É HORA DE NOS PERMITIR SER ACHADOS PELO PAI – VÉSPERA DE ANO NOVO

“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim”. (Gênesis 3:8)

“Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do Senhor”. (Gênesis 4:26)

Estive na casa da minha mãe no Natal e estávamos assistindo o Especial Gênesis. A Bíblia não fala muita coisa sobre o que aconteceu com Adão e Eva após serem expulsos do Jardim do Éden, apenas que tiveram Caim e Abel, sobre o primeiro assassinato, depois sobre o nascimento de Sete, a descendência de Adão e acabou. É fato que eles buscam relatos históricos, monta-se a estória para criar a novela e não podemos afirmar que é verdade, pois não está escrito na Bíblia Sagrada, porém podemos ter uma ideia de como algumas situações ocorreram e refletir sobre elas. A história de Adão e Eva fora do Éden foi uma dessas situações que me fizeram refletir.

No capítulo 3 de Gênesis, no versículo 8, mostra que Deus costumava conversar com Adão na virada do dia, era um costume. Imagino quão imensa alegria devia ser para Adão se encontrar com seu Criador e compartilhar o seu dia, além de aprender o que Deus tinha para ensinar. Os animais eram pacíficos, as frutas disponíveis, a natureza em sua perfeição para ser admirada, nenhum sofrimento ou dor. Então veio a desobediência, com ela o pecado, a sua consequência, o afastamento do Pai e a expulsão do Jardim do Éden. Com tudo isso acontecendo, me vi pensando que eles deveriam sentir muita falta de Deus, mas não falavam com Ele talvez por vergonha do que tinham feito.

A Bíblia relata no final do capítulo 4 de Gênesis, que somente quando Enos, filho de Sete, nasceu é que o nome do Senhor passou a ser invocado, mas também não explica por quem. Na novela, tem um momento, que infelizmente não coincide com o relato bíblico, mas nos permite refletir muito sobre a questão, em que Adão percebe a falta que Deus faz na vida dele, levanta sua voz em adoração e faz uma oração para o Pai. Essa cena tocou muito meu coração e me debulhei em lágrimas, porque essa situação é corriqueira em nossa época, infelizmente.

Mais um ano está se findando e como está nossa vida com Deus, o nosso Criador e Pai? Tantos sonhos, planos e projetos que não aconteceram; tantas promessas não cumpridas, tantos relacionamentos desfeitos, tantas famílias desestruturadas, tanta corrupção, tanta imoralidade. E o ser humano mais uma vez mostra a sua pior face. Vi inúmeros posts de pessoas se regozijando pelos infortúnios alheios, desejos de morte para pessoas que nem são conhecidas, mas partilham de opiniões diferentes e infelizmente mortes pelo mesmo motivo. O que podemos fazer? Como mudar tudo que está errado?

No livro de Apocalipse, capítulo 3, versículo 20, diz assim a Palavra do Senhor: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”. Essa é a chance de todo aquele que está afastado do Pai. Quando o ano estiver chegando, recolha-se em um canto e peça perdão por todos os pecados cometidos. Arrependendo-se de coração, fale pecado por pecado até que você entenda que o pedido de perdão também requer mudança de direção, depois agradeça a Deus por estar vivo e por Suas misericórdias ser a causa de não sermos consumidos, como está escrito no Livro de Lamentações do profeta Jeremias, capítulo 3, versículo 22. Permita que os sonhos e planos de Deus para sua vida, estejam acima da sua vontade e querer. Entregue-se ao Pai como Adão na oração abaixo:

Espero que Deus tenha falado tremendamente ao seu coração e ainda que tudo esteja muito difícil, Ele sempre estará conosco. Que Deus nos abençoe e o ano de 2023 seja o que marcado por uma maior intimidade com Ele!

Abençoado 2023!!!

Paula Mesquita

Siga-me!!!
Pin Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *