REFLEXÕES

O QUE É O SACERDÓCIO? – INTRODUÇÃO E ARCA DA ALIANÇA

“Santificarei também a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos para me administrarem o sacerdócio. Habitarei no meio dos filhos de Israel e lhes serei por Deus”. (Êxodo 29:44-45)

Por que o estudo sobre o sacerdócio? Há alguns anos, eu orava por um colega e senti de Deus dar-lhe uma palavra: que ele assumisse o papel de sacerdote dentro de sua família. Há alguns meses, conversávamos sobre as dificuldades que ele enfrentava e lembrei-lhe a cerca daquela palavra, o qual me respondeu não saber o que realmente era ser sacerdote do lar. Dei-lhe minha palavra que faria um estudo e passaria para ele, pois muitas vezes é preciso ajudar os irmãos a entender o que Deus quer de nós. E foi com espanto que descobri que não existe tal versículo que tanto ouço falar. É por isso que devemos aprender com os bereanos, ouvir e verificar na Bíblia Sagrada se realmente o que foi falado ou pregado está lá, “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (Atos dos Apóstolos 17:11). Todavia, aprendi grande lição e estou aqui compartilhando com todos. Aos homens não saiam, fique até o final do estudo, pois terá uma palavra aos esposos e também as esposas.

Contexto: Os israelitas estavam cativos há 430 anos no Egito, Moisés nasceu nesse período, o faraó com medo do povo que crescia em número e força, ordenou que matassem a todos os meninos recém-nascidos, porém, Deus tinha um propósito na vida de Moisés e ele foi levado a filha do faraó, por sua irmã Miriã. Moisés cresceu, matou um egípcio, fugiu e foi morar em Midiã. Deus ouviu o lamento do Seu povo e se lembrou da aliança que fez com Abraão, Isaque e Jacó. Moisés foi chamado e capacitado por Deus para libertar os israelitas e Arão, seu irmão, foi o seu porta-voz. As dez pragas aconteceram, a Páscoa foi instituída pela primeira vez, o povo libertado, perseguido, mas seus opressores morreram. Um louvor foi entoado por Moisés a Deus pela libertação. Contudo, o povo precisaria aprender a confiar em Deus totalmente. A mente e as atitudes deles ainda eram de um povo opresso, milagres foram vistos e vividos, mas seguiam confiando em suas forças. Moisés subiu ao Monte Sinai para falar com Deus, Ele sabia que leis eram necessárias para que os israelitas aprendessem a viver sob as Suas orientações. A aliança foi confirmada, diretrizes foram dadas, inclusive estavam sob o cuidado e a proteção do Senhor. E é nesse contexto que começamos a estudar o sacerdócio, pois aqui Deus fala a Moisés como deveria ser a Tenda da Consagração, a expiação dos pecados e como os sacerdotes deveriam se portar e vestir.

Deus instruiu como deve ser feito cada item da Tenda da Consagração ou Tabernáculo, desde a oferta que dariam para a construção, a edificação até cada item que estaria na tenda. Além disso, Ele prometeu que habitaria no meio deles: “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles” (Êxodo 25:8). Começaremos estudando cada objeto que compunha o Tabernáculo e depois passaremos para as vestes sacerdotais.

Arca da Aliança

É interessante perceber que a Arca da Aliança foi o primeiro objeto descrito por Deus como fazer. Qual seria o significado disso? Pois tudo com Deus tem um motivo.

Inicialmente foi colocado na arca apenas as tábuas da lei, porém mais tarde ela guardava também o cajado de Arão e o vaso que continha o maná como está descrito em Hebreus 9:4: “onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança”.

Deus é tão incrível, que Ele prevê o que acontecerá no futuro e nos direciona para que quando o futuro chegue, nós já estejamos preparados. Veja o exemplo do maná, em Êxodo 16:32-33, diz o seguinte: Disse Moisés: “O Senhor ordenou a vocês que recolham um jarro de maná e que o guardem para as futuras gerações, ‘para que vejam o pão que lhes dei no deserto, quando os tirei do Egito’”. Então Moisés disse a Arão: “Ponha numa vasilha a medida de um jarro de maná e coloque-a diante do Senhor, para que seja conservado para as futuras gerações”. Aleluia! Ele já sabia que a arca seria construída e mandou Moisés guardar o maná para que servisse de testemunho ocular para a futura geração e cressem em Seus milagres. E percebam que aquele maná guardado por ordem direta de Deus não estragou como os guardados pelo povo por falta de confiança n’Ele como está escrito em Êxodo 16:20: “Todavia, alguns deles não deram atenção a Moisés e guardaram um pouco até a ma­nhã seguinte, mas aquilo criou bicho e começou a cheirar mal. Por isso Moisés irou-se contra eles”.

Qual o significado da arca?

“Ali, sobre a tampa, no meio dos dois querubins que se encontram sobre a arca da aliança, eu me encontrarei com você e lhe darei todos os meus mandamentos destinados aos israelitas”. (Êxodo 25:22)

A arca da aliança significava a presença de Deus no meio do Seu povo, hoje, Deus está presente em nosso meio através do Espírito Santo. Temos livre acesso ao Eterno por meio de Jesus Cristo. Glória a Deus! Sua aliança foi renovada com o Seu povo, que hoje não é mais somente os judeus, mas todo aquele que aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador da sua vida, crendo em seu coração e declarando com a sua boca. A renovação foi a vida Cristo entregue para remissão dos nossos pecados.

Paula Mesquita

Siga-me!!!
Pin Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *