INDICAÇÕES DE LIVROS,  REFLEXÕES

MAXIMIZAMOS OS SENTIMENTOS RUINS,PORÉM DEUS TEM PARA NÓS A PAZ QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:4-7)

Já li esse trecho da Bíblia Sagrada diversas vezes, somente essa semana ele foi pauta de duas devocionais de pessoas que não se encontraram e Deus falou comigo sobremaneiramente. Vou começar falando de um livro não cristão de romances, Minha doce obsessão (Herdeiros livro 3) de Adriana Brasil, que estou lendo e trazendo para nossa vida real algumas situações que passamos e de como o texto acima pode e deve ser aplicado para que tenhamos equilíbrio em nossas emoções.

As lembranças estão comigo onde quer que eu esteja. Seja em um lugar onde existiram os tais momentos bons, ou em algum lugar imparcial, um lugar que poderia ser considerado livre de lembranças, isso se eu não estivesse sempre revivendo momentos, chorando de saudades e remoendo ainda mais as mágoas que aprendi a cultivar, a alimentar e ver crescer dia após dia. Posso ver os frutos que esse cultivo dá, até posso saborear, entretanto, o gosto é terrível. Um veneno amargo que machuca e faz doer.

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade”. (Efésios 4:30,31)

“Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer”. (Salmo 32:3)

É certo que pessoas nos decepcionam, assim como nós decepcionamos as pessoas que passam por nossa vida, somos falhos e pecamos em todo o tempo, por isso devemos buscar a cada segundo de nossa vida, nos relacionarmos com Deus de forma profunda e intensa, conhecendo-O através da Sua Palavra. Porém, muitas vezes maximizamos os sentimentos ruins dentro de nós, sofremos mais do que deveríamos, entristecemos o Espírito Santo com nosso pecado de estimação, adoecemos espírito, alma e corpo, perdemos o prazer de vivermos em Deus uma vida plena e permitir que qualquer um que esteja ao nosso redor testemunhe a nossa transformação diária em Cristo.

– Está bem, seguir com a minha vida, ok. Mas o que faço com o sentimento que queima aqui? – Coloco a mão no meu peito. – É muito ruim, isso. Quero perdoar, mas meu coração não deixa. Na minha vida, quem rege é o meu coração.

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jeremias 17:9)

“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”. (Mateus 6:14,15)

Esse é o problema de quando permitimos ser guiados por nosso coração. Ele é enganoso e o único que conhece é Deus. Perdoar é mandamento, e por isso devemos obedecer, assim seremos também perdoados por Deus em nossos muitos pecados.

Quando deixamos o coração guiar nossas atitudes, somos levados pelas emoções e como seres humanos falhos, elas podem nos levar para caminhos de tristeza e dor. Devemos aprender a dominar nossas emoções e aprender a viver sob a tutela de Deus, ouvindo e obedecendo Seus preceitos.

Meus olhos param na dupla que está dando um show na pista de dança e o meu sorriso morre. A música é uma batida latina que eu conheço bem, já vi os dois dançando antes. Olhar os passos sensuais nunca me deu ciúmes antes, não como agora. Sinto até um soco na boca do estômago. Faço força para olhar para o outro lado, para qualquer coisa que não seja a exibição gratuita de sensualidade do Guilherme e da Alícia. Pelo amor de Deus, ela acabou de se casar, onde está o marido dela? Acabo de concluir o pensamento quando encontro o Murilo olhando com um sorriso bobo para os dois. O quê? Ele não se incomoda? Isso que vejo no rosto dele é admiração? Ele é louco?

Murilo parece ter sentido meu olhar sobre ele, vira-se em minha direção e me pega no flagra revezando o olhar entre ele e o casal de dançarinos. Fixo meu olhar nele como uma pergunta muda. Ele dá de ombros e vem na minha direção.

– Você não se importa? – pergunto com uma ponta de mágoa na voz.

– É apenas uma dança, Bia, eu não sei um terço do que o Guilherme dança, ela adora isso, quem sou eu para proibir?

– O marido dela?

– Eu confio na minha esposa – ele orgulhoso diz e sorri. – Minha esposa, é bom demais dizer isso. Há algum tempo, eu sequer poderia dizer namorada, agora digo esposa, pode imaginar o quanto isso é maravilhoso? Enfim, ela me ama, eu a amo, existe confiança entre nós, o passado ficou para trás. Todo mundo tem um, se ela é capaz de suportar o meu, eu sou ainda mais de esquecer o dela.

– Essa mulher é a minha vida, o que ela viveu no passado jamais irá influenciar o nosso futuro. Vou lá fazer minha esposa feliz.

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3:13,14)

Quantos de nós vivemos presos no passado? E por isso, permitimos que a depressão seja desenvolvida em nossas emoções, a ponto de adoecermos e termos que depender de medicamentos para sobreviver. Falo por experiência. Infelizmente, nem todos querem viver debaixo da graça de Deus e ainda há muitos de nós, que mesmo vivenciando os milagres do Pai, empacamos como mulas em determinadas situações e não queremos mudar. Visitamos o passado dia após dia e sofremos por isso. Estudos da psicologia cognitiva mostram que depressão é excesso de passado. Precisamos aprender a deixar o passado para trás, pois como dizia minha mãe em nossa adolescência e juventude, águas passadas não movem moinho. Quero deixar registrado que apesar de ter me irritado profundamente com a protagonista, a autora mostrou a realidade de muitas, mas no final o perdão venceu.

Para terminar essa reflexão, vamos voltar aos versículos do início. Se depressão é excesso de passado, ansiedade é excesso de preocupação com o futuro. Já ouvi diversas vezes a frase, 90% das nossas preocupações são infundadas e por diversas vezes, comprovei essa teoria em minha vida.

Veja que a Palavra de Deus, em muitos textos, diz para nos alegrarmos e nesse versículo em especial, o termo alegrem-se, repete. Vivermos em Deus já é motivo de grande alegria. Em sequência, está a questão da amabilidade e sua definição aponta para sorriso, favor, fineza, educação, gentileza, atenção, afabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, educação, gentileza, graciosidade, obséquio. Ao meu ver, mostra uma pessoa que é agradável de se estar perto. E o versículo fecha com chave de ouro, quando diz que perto está o Senhor. E eu quero que Ele esteja perto da minha vida, por isso devo entregar-me a cada segundo à Sua vontade é o melhor para mim.

Todavia, os conselhos não param por aí. Ele mostra de que forma podemos não ficar ansiosos por nenhuma situação em nossa vida, e a maneira correta é levar tudo para Deus em oração, súplicas e gratidão. Atentem-se para as palavras nenhuma e tudo, ou seja, não há nada que fique de fora desses pedidos, ou que seja, o que muitos acham, irrelevantes.

E para finalizar, depois que agirmos corretamente, conforme as orientações de Deus, teremos paz em nossas emoções e mente. Uma paz que ninguém é capaz de explicar, pois estaremos muitas vezes em meio às situações de caos, mas teremos serenidade, pois nos foi concedida por Deus Pai.

Que Ele continue nos guardando, guiando e moldando conforme à Sua vontade.

No amor de Cristo,

Paula Mesquita

Siga-me!!!
Pin Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *