NÃO QUERO FALAR
NÃO QUERO FALAR
13 de agosto de 2021
Oi! Hoje, fazem 128 dias de silêncio, reclusão e fuga da realidade. Saí do meu emprego em 8 de abril e com o pensamento de cuidar da minha saúde. Nos primeiros 25 dias eu tomei o remédio de ansiedade que a médica passou com o compromisso de retornar após essa data para começar a tomar a medicação para depressão. Infelizmente, até hoje não voltei à clínica.
Em todo esse tempo, me foi cobrado levantar, reagir, ser forte como sempre fui e tantos outros conselhos que não fizeram nenhum efeito. Todo o dinheiro da rescisão acabou, pois não tinha ânimo para cozinhar, tenho dinheiro para viver durante dois meses e sei que preciso arrumar um emprego, mas essa realidade ainda não me tirou da depressão profunda em que estou.
Moro sozinha, não tenho ninguém que necessite de mim, então fui caindo cada dia mais no abismo e ainda que já tenha ouvido falar de uma história de que quando chegamos ao fundo do poço só nos resta subir, quero dizer que existe uma grande diferença entre história e realidade. Porque para mim, até ontem, só enxergava fundo do poço e escuridão.
Como passei esses 128 dias? Deitada em minha cama, jogando, lendo, a casa um caos, dias sem tomar banho, alguns sem comer direito, isolada e sem querer contato com ninguém. Percebo meu cachorro, Jake, brigando comigo para que levantasse. Como? Água e comida nas suas vasilhas, área aberta para ele fazer suas necessidades no quintal, mas latindo e brigando para que eu levantasse. Nem isso me fez reagir.
O tempo é algo que se tornou sem importância e nunca sei que dia é, então não saberei dizer quando minha mãe mandou um áudio dizendo que ouviu uma pregação e sentiu que uma parte era para mim. Nesse trecho a pessoa dizia que uma agulha fina penetrou meu coração que não reparei e foi ai que o estrago foi feito. Essa agulha era uma palavra dita para mim, mas nesse momento Deus estava intervindo e eu sairia da letargia que me encontro. Algo assim, mas o meu entendimento foi esse.
Isso me fez acordar ou sair do estado em que me encontrava? Não!!! Apenas mais uma cobrança em minha mente para que eu fosse forte. Minha mãe ainda disse que soldado ferido precisa de tratamento, mas que no reino de Deus isso não podia acontecer, pois tínhamos que forçar o procedimento. A angústia aumentou, pois comecei a achar que não conseguiria reagir nunca mais, pois não conseguia fazer nada.
Mas, uma coisa fiz durante alguns dias, nem todos porque não tinha nenhuma força para isso, eu pedia um milagre para que pudesse sair do buraco em que me encontrava. Então, recebi a ligação de uma pessoa que me conhece há tantos anos e não nos falávamos há muito tempo. Conversou comigo e não esqueço nosso diálogo: ela não me cobrou ser forte ou que eu saísse do estado que me encontrava, também não quis saber o motivo, mas orou por mim e ouvi seu choro quando intercedeu por mim junto ao Senhor. Uma das suas palavras era que Deus trouxesse alguém para perto de mim a fim de que me ajudasse a levantar até o dia em que voltasse a caminhar novamente pelos meus próprios pés.
Alguns dias depois, não me perguntem quantos, ainda estou perdida na contagem do tempo, eu recebi a ligação de uma amiga importante para mim e que também não nos falávamos há muito tempo pedindo que pudesse me visitar com seu marido, mas eu não quis, por causa do meu estado e da casa. Então ela pediu para vir com outra amiga, eu disse que não queria, mas que se quisesse podiam vir.
Ontem, elas estavam aqui, tomei um banho depois de dias sem levantar da cama e elas não ligaram para como eu estava ou a casa, apenas queriam me ajudar. Pegaram o telefone, ligaram para o plano de saúde e marcaram a consulta que já está inclusive paga. A visita delas trouxe um pouco de alívio ao meu coração. Voltei para cama e ao dormir senti que foi um sono reparador sem o peso que via sentindo há dias.
Hoje, ao acordar não consegui novamente levantar da cama, apesar de me sentir melhor do que ontem, e fui ler um livro, “Aluga-se um Amor por Sete Dias”, da autora ScarlettSavage. A história aborda relacionamentos abusivos tanto sofridos por mulheres, como por homens. Aparentemente nada com a minha história real, até ler uma parte onde a protagonista tem um site onde fala de sua vida, ajuda outras pessoas e encontra com uma delas. A frase dita foi: “Talvez pareça bobeira, mas você me inspira”.
Lembrei-me então do meu site e que está parado há 162 dias. Ontem, eu comecei a ver um pequeno ponto de luz na escuridão em que me encontro, então pensei que posso também ajudar as pessoas a enxergar esse ponto de luz e com fé em Deus, sairmos da letargia que nos encontramos. Não estou me importando com a opinião daqueles que vão ler e pensar muitas coisas, mas daqueles que possa ajudar, assim como me ajudaram. Que Deus possa nos ajudar e trazer o milagre que precisamos.
Espero voltar amanhã e contar mais sobre esses dias sombrios para que todos possam entender. Ainda não estou pronta para falar de tudo, mas aos poucos vou contando. E você que se identifica com tudo o que escrevi, acredite em mim, porque depois da tempestade sempre vem a calmaria.
Abaixo está uma música que eu ouço há um tempo. Eu acredito que meu milagre e minha salvação estão chegando. E espero que o milagre e a salvação também cheguem a alguém que está em uma situação semelhante à minha.
Paula Mesquita
13 comentários
Letícia
Que Deus te dê força para se levantar, já passei por isso e sei bem como é.
ana_garcia
Obrigada, Letícia. Deus te abençoe hoje e sempre!
Sandra Renata
Que emocionante esse seu testemunho, Ana! Estou em lágrimas. Que Deus possa alinhar tudo o que está desordenado em sua vida! Ele sempre tem uma saída quando estamos no fundo do poço!! Bjos saudades
ana_garcia
Obrigada, Sandra. Deus te abençoe hoje e sempre. Sei que uma hora o milagre vai chegar.
Eu estive aqui
DEZ COISAS QUE VOCÊ DEVE FAZER SEMPRE.
1. Tome banho mesmo que queira ficar na cama, tome banho.
2. Passe perfume (indispensável).
3. Pare de se comparar com os outros. Todos avançamos de forma diferente e somos especiais à nossa maneira.
4. Saia da sua casa (com cuidado e com as medidas necessárias), não importa se você não tem quem visitar. Pegue o cachorro e saia. Você não tem cachorro? Pegue um livro e vá para o parque mais próximo.
5. Sorria, pouco a pouco você fará sem perceber e se sentirá muito melhor.
6. Coma bem. Se considere. Uma vontade não mata ninguém.
7. Queira-se, parece difícil, eu sei. Se olhe no espelho com respeito e serenidade. Se você não tem nada legal para dizer, fique em silêncio. Lembre-se de que sua voz interior também fala com você… fale com amor e compaixão.
Se você não aprende a respeitar seu peso, estatura, ou qualquer coisa que te acompanhe, é fácil que alguém possa te ferir na sua intimidade.
8. Lembre-se que tudo vai passar. Nada dura para sempre. Deixe suas lágrimas saírem, mas não se regozije com sua dor. Não fique no sofrimento. A cada dia você pode recomeçar e ver que, apesar das feridas, você voltará a se curar.
9. Delete da sua vida cada pessoa que te fez mal ou te fez sentir mal. Você não depende deles e nem do seu humor.
10. Fique com aqueles que te fazem sonhar, que te impulsionem a superar-se, que vejam em você a magia que você tem e que te façam bem. Você não depende deles, mas eles influenciam a sua vida.
Lembre-se, você merece ser feliz.✨
ana_garcia
Boa tarde, graça e paz.
Como você percebeu, eu desapareci, mas graças a Deus estou bem e espero permanecer firme. Muito obrigada pelas palavras.
Michelle Tavares
Eu Estava com tanta saudade de você. Amo ler as suas histórias, te acho uma mulher fantástica, forte e exemplar. Uma mulher guerreira e de muita luz divina; Uma mãe genial, fantástica!!! Sempre admirei a sua forma maravilhosa em cuidar dos seus filhos. O Zelo e o amor que você sempre teve e sempre tentei segui esse exemplo!!!
Fora a mulher que TANTO AMA a Deus!!! Que força, que valentia….
Ah amiga!!! Você me inspira…..
✨✨
ana_garcia
Eu nem sei o que responder, pois nesse momento eu não me sinto nada disso, aliás sempre tive dificuldade em enxergar a mim, como você vê. Obrigada pelas palavras. Deus te abençoe hoje e sempre!
Lorena
Creo q ayuda mucho q escribas como te sientes. Pues en tu escritura puedes descargar tus malestares y así ayudar si alguien pasa por algo similar. Te mando un gran abrazo y fuerza q seguro saldrás adelante.
ana_garcia
Gracias, Ren. Caminando lentamente hacia el punto de luz, pero creo que puedo caminar y ayudar a otras personas que son como yo. ¡Muchas gracias! ¡Dios te bendiga hoy y siempre!
Eu estive aqui
“Por que o ouro é provado no fogo…” Eclesiástico.
Queria ter algo bonito ou inspirador para te dizer… Alguma palavra que ajudasse tu. Ou mudasse sua vida. Mas sinto que palavras as vezes são tão pequenas e tão gigantes.
Eu estou aqui… Uma garota que espera com todo o coração que você saia dessa prisão.
Eu estou aqui. Existindo. Resistindo.
Resista comigo…
Cris Andrade
Paula, só posso desejar que você se encontre e consiga forças para sair dessa situação tão difícil. Deus está contigo!
Cristiane Broca
Oi, Paula, tudo bem?
Sinto muito pelo que está passando. Espero que possa se recuperar logo. Já sofri com a ansiedade clínica e episódios de depressão e sei como é difícil. Se eu puder te dar apenas dois conselhos, um é que faça o tratamento com a médica e tome o antidepressivo, pelo menos até ter forças para seguir sozinha e fazer as coisas que as pessoas insistem em falar como se fosse fácil. Pode levar um tempo, mas tenho certeza que você irá superar essa fase. Com fé em Deus. O segundo conselho é: continue escrevendo como se sente, pois além de ajudar outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo momento, também te ajuda a descarregar suas emoções. Fique bem. Estou em oração por você!!!