ESTUDO SOBRE O LIVRO DE ESTER – Capítulos 3 e 4
“Então, lhes disse Mordecai que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares na casa do rei, só tu escaparás entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Ester 4:13,14)
Contexto dos capítulos: Hamã foi engrandecido pelo rei acima de todos os príncipes que com ele estavam. Conforme ordem do rei Assuero, os servos também deveriam se curvar perante Hamã para lhe prestar respeito, porém Mordecai não o fazia devido sua cultura. Após alguns servos do rei avisar a Mordecai que devia prestar respeito a Hamã e ele não lhes dar ouvidos, esses servos foram avisar Hamã. Com isso, ele encheu-se de furor e falou com o Rei Assuero e uma nova ordem foi dada. O Rei aceitou o presente que Hamã traria aos cofres do reino e entregou seu anel real para que constasse o seu símbolo. Em todas as províncias onde edito real chegava, havia grande luto entre os judeus, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos se deitavam em pano de saco e em cinza, inclusive Mordecai que estava em Susã. Após Ester entender o que havia acontecido, Mordecai lhe orientou que intercedesse junto ao rei e suplicasse por misericórdia, porém ela se recusou, pois somente se o rei a chamasse é que poderia estar em sua presença, caso contrário poderia ser executada. E é nesse momento que Mordecai fala para Ester os versículos acima, trazendo-a a refletir sobre a sua missão como rainha. Ela entendeu e foi buscar orientação em Deus sobre como agir, mas pronta para morrer se fosse preciso.
De todo o livro de Ester, esse capítulo é o que mais me toca o coração, pois Ester foi escolhida rainha por um motivo específico que nem mesmo ela tinha conhecimento, mas que foi descortinado no instante em que ela deveria agir.
Eu não acredito em coincidências, mas sim em como costumo brincar, Jesuscidência. Quantas vezes estamos exatamente no local e hora que Deus quer que estejamos, mas recuamos diante de nossa missão? Tudo tem um motivo e hora para acontecer, devemos estar sensíveis a voz do Espírito Santo e prontos para obedecer.
Somos privilegiados por sermos usados como vasos de honra a serviço do Reino de Deus. O que faremos quando Ele nos chamar? Recuar ou se colocar nas mãos do Senhor para cumprirmos o que nos foi designado? Não se engane, se falharmos em nossa missão, Deus com certeza levantará outro servo que possa cumprir o que Ele precisa. Vai avançar ou recuar?
Que Deus nos dê o Espírito de Sabedoria para agirmos corretamente em Seu reino, avançando sempre, recuando jamais.
Paula Mesquita
2 comentários
Jejum intermitente
Sou a Aline Gomes, achei seu artigo excelente! Ele contém
um conteúdo extremamente valioso. Parabéns pelo
trabalho incrível! Nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
ana_garcia
Obrigada, Aline.
Deus te abençoe!