DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS
Lendo um pouco mais sobre a origem do Dia de Ação de Graça, temos de guerra sangrenta a gratidão pela colheita, sendo essa última a que mais consta nas pesquisas. Tradicionalmente nos Estados Unidos, também existe a cerimônia para perdoar o peru, ou seja, aquela ave não será abatida como as demais.
Comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos e na 2ª segunda-feira do mês de outubro no Canadá, o Dia de Ação de Graças é feriado nacional. A ceia tradicional servida entre as famílias é composta de: peru recheado com farofa, purê de batatas, molho de carne, torta de abóbora e compota/geleia de mirtilo vermelho. As famílias se reúnem em torno da mesa para agradecer por todas as bênçãos recebidas no ano. Nesse dia, nenhum pedido é feito, apenas orações de gratidão. E o interessante é que a data não está ligada a nenhuma religião.
No Brasil, apesar de tantos feriados que temos e ser lei desde 1949 afirmada em 22 de setembro de 1966, assinada pelo então presidente Castelo Branco, na Lei 5.110, não existe o costume de agradecer nesta data e nem de decretar o feriado. Pensei em tantos feriados que temos e por incrível que pareça, em todos os dias do ano comemora-se algo, até o tomate e a melancia têm um dia para eles. Alguns dias inclusive, tem mais de uma coisa para ser comemorado. Entre os principais feriados está o Dia de Finados, e fiquei pensando como podemos ter um dia para se “comemorar” aqueles que passaram por nossas vidas, mas não tiramos um dia para passar em família e amigos agradecendo todas as bênçãos recebidas?
Apesar da data não ser ligada a nenhuma religião, busquei na Palavra de Deus a respeito do tema e veja um dos trechos que encontrei:
“Aclamem ao Senhor todos os habitantes da terra!
Sirvam ao Senhor com alegria, apresentem-se diante dele com cânticos.
Reconheçam que o Senhor é Deus! Ele nos criou e a ele pertencemos; somos seu povo, o rebanho que ele pastoreia.
Entrem por suas portas com ações de graças e, em seus pátios, com cânticos de louvor; deem-lhe graças e louvem o seu nome.
Pois o Senhor é bom! Seu amor dura para sempre, e sua fidelidade, por todas as gerações.”
(Salmo 100)
Hoje posso ser grata a Deus pela casa onde moro, por ter uma cama para dormir, comida para comer, emprego que me permite pagar minhas dívidas, pela família que Ele me deu, pelas pessoas que são postas em meu caminho para caminhar comigo e as que me ajudam a crescer tanto emocionalmente como espiritual… Tantas são as bênçãos que Deus derrama sobre mim que muitas vezes perco as palavras.
Bom dia!!! E você? Já preparou seu Dia de Ação de Graças para agradecer a Deus por tudo que Ele tem permitido em sua vida? Mas lembremos que, não é somente hoje que devemos agradecer, mas todos os dias.
Paula Mesquita