DIA 31/10/2019
“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós?” (2 Coríntios 13:5)
No dia 31 de outubro temos duas celebrações, porém nem sempre o que achamos agradável é realmente bom. Que tal avaliarmos?
A origem do halloween se dá na história da cultura dos celtas que viveram entre os séculos III e II a. C. onde eles comemoravam o final do verão e o início do inverno. A celebração durava de uma noite para a outra e acreditavam que nesse dia tanto o mundo material como espiritual ficavam mais perto de modo que os mortos visitavam seus parentes vivos.
Com o cristianismo sendo propagado pela igreja católica e alcançando o povo celta, chegou-se ao consenso de que se as comemorações permanecessem, porém com a aparência cristã e desse movimento surgiu o halloween que foi se transformando ao longo dos séculos, chegando ao que é hoje.
Quero ressaltar apenas duas frases retiradas de um dos sites:
“Mas, quaisquer que fossem seus motivos, a nova data para este dia fez com que a celebração cristã dos santos e de Samhain fossem unidos. Assim, tradições pagãs e cristãs acabaram se misturando”.
“Ele permite subverter normais sociais como evitar contato com estranhos ou explorar o lado negro do comportamento humano. Une religião, natureza, morte e romance. Talvez seja este o motivo de sua grande popularidade”.
Textos extraídos do site:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_origem_halloween_rb
No século 16, tivemos a partir do ano de 1517, o início da Reforma Protestante com o sacerdote Martinho Lutero em suas famosas 95 teses. Ele se deparou com a questão principal da época a respeito da venda de indulgências para a absolvição dos pecados, porém indo de encontro com os ensinamentos de Cristo. Não quis sair da igreja e sim mostrar aos que estavam levando o povo ao erro, que o pecado era absolvido somente pelo arrependimento e o perdão de Cristo.
Toda essa situação trouxe grandes transtornos e após ser excomungado, passou um período de perseguição que culminou em um “sequestro” para sua proteção. No tempo em que esteve escondido traduziu a Bíblia para o alemão e após seu retorno, deu-se início então a Reforma Protestante.
Porém, hoje temos a comemoração de dois eventos.
Como servos de Cristo, por qual deles optaremos celebrar?
Misturaremos o santo ao profano?
O que Deus precisa reformar ainda em nossa vida?
Reflita e faça sua escolha: morte ou vida?
Biografia:
Halloween
https://www.conhecimentoantigo.com.br/sabbaths/samhain
Reforma Protestante
https://www.infoescola.com/biografias/martinho-lutero/
https://www.horaluterana.org.br/quem-foi-martinho-lutero/https://www.ebiografia.com/martinho_lutero/
Paula Mesquita