DIA 23/05/2019
“Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte. Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces”. (Lucas 22:31-34)
Hoje me peguei refletindo sobre Pedro. Conhecemo-lo por andar com Jesus, ser considerado o pai da igreja, pescador de homens… Porém, quando eles estavam sentados à mesa na última ceia com o Mestre, Jesus virou-se para ele e avisou que Satanás pediu-lhe permissão para cirandá-lo como trigo. Apesar de ter uma ideia, pesquisei sobre o que seria esse processo. Encontrei no link (http://www.atendanarocha.com/2013/11/na-peneira-de-trigo-com-simao-pedro.html) e reproduzo abaixo:
Os grãos de trigo passam por um processo trabalhoso até estarem prontos a produzirem outros alimentos:
– Primeiramente o joio é separado do trigo e de toda erva daninha, toda impureza, ficando somente o grão sadio.
– Esse trigo passa por um período de 12 a 14 horas de molho até que toda a casca se desprenda ficando somente o grão puro.
– Começa então o processo de moagem e consequentemente a peneiração.
– Cada vez que os grãos são submetidos a um cilindro para moagem, em seguida sobem para um tipo de peneira diferente, descendo para outro cilindro, e assim sucessivamente, até passarem por cinco moagens e finalmente sair a farinha.
Como esse processo é doloroso, mas Jesus falou logo em seguida que rogou por ele para que não se desfalecesse e quando se convertesse ajudasse os mais fracos. Pedro não entendeu e afirmou que estaria com Ele em qualquer situação e foi surpreendido quando o Mestre avisou que ainda negaria-O três vezes antes do cantar do galo.
Nesse trecho assustei-me. Nunca havia reparado esse versículo como hoje, pois tenho certeza de que Pedro acreditava ser convertido e pronto para qualquer empreitada que acontecesse com eles desde que estivesse junto com Jesus. Imaginei também o que Pedro sentiu quando o galo cantou…
Meditando sobre tudo isso, fiquei pensando quantos de nós andamos com Cristo, mas nosso coração não está convertido a Ele. Entendi então, um pouco mais profundo o quanto somos e devemos ser mais dependentes de Deus em toda e qualquer situação.
Em como quando vemos alguém mais fraco do que nós na fé, devemos estender as mãos, entregar palavras de coragem e ânimo para que a pessoa não se desfaleça. Agradeço a Deus todos os dias por levantar pessoas para me sustentar, assim como tenho permitido Ele me usar para ser o sustento de alguém.
Temos que sermos servos acima de qualquer coisa. Estou aqui para servir primeiramente ao Deus Vivo e depois ao meu irmão em Cristo. Indo um pouco mais além, ser servo de alguém que ainda não conhece a Cristo é magnífico, pois no mundo de hoje as pessoas não esperam auxílio e com isso testemunhamos a respeito de quem temos crido e servido.
Ahhh Senhor! Como eu preciso de Ti! Converte todos os dias o meu coração para os Teus caminhos e preceitos, para que possa estar mais junto a Ti. Não permita que eu apenas ande e conheça a Ti, mas que eu seja convertida e meus olhos Te contemplem. Quero viver na Tua plenitude para A Tua glória, honra e louvor. Eu te peço e te agradeço em nome de Jesus! Amém!
Paula Mesquita