DIA 23/02/2020
“E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Mateus 23:12)
Nesse capítulo Jesus é muito duro com os líderes religiosos e me pego pensando se Ele estivesse em nosso meio hoje, em carne e osso, o que estaria falando de muitos líderes religiosos que brincam com a ignorância dos membros.
Um dos ditados que fui criada dizia: Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço. Acho que nem pensava sobre a filosofia do ditado, mas hoje, me pego pensando algumas vezes nesse ditado que ainda hoje escuto pais e mães falaram aos seus filhos. Conveniente não?! Os pais querem cobrar dos filhos o que eles mesmos não têm capacidade para fazer. Prefiro a frase “a palavra convence, mas o exemplo arrasta”.
Acredito que essa é exatamente umas das coisas que Jesus condena nos líderes. Outra coisa que me chama a atenção é que também fui educada a jamais jurar por Deus, na época era como se fosse um pecado gravíssimo e não é que descobri que é mais sério do que eu pensava? Jesus afirma que aquele que jura pelos céus, jura pelo trono d’Ele e por Aquele que está assentado n’Ele. Então, me peguei pensando: ‘Quem eu sou para jurar por Alguém tão santo e por algo tão sagrado?’
Continuando a exortação, Ele avisa que aqueles líderes podiam parecer homens justos e santos, mas estavam cheio de hipocrisia e iniquidade. Será que o mesmo não acontece conosco nos dias de hoje?
O capítulo termina com Jesus falando que muitas vezes Ele quis proteger os Seus como a galinha ampara os filhotes debaixo das suas asas, mas foi rejeitado. E ainda hoje fazemos isso! Quantas vezes, Deus está nos mostrando que aquele caminho que queremos tomar não é para nós e se formos por ali iremos sofrer? Porém, nossa teimosia é maior e tomamos o caminho mais penoso? Sofremos por desobediência ao Senhor e sem nenhuma necessidade.
Que Deus possa ter misericórdia da nossa vida e que possamos entender que o não do Senhor é bênção para nós também!
Paula Mesquita