DIA 18/12/2019 – FAMÍLIA – PARTE 7.1 – PAPEL ESPOSA
“Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a você mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” (Efésios 5:33)
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos”. (Efésios 5:22-24)
Continuando nosso estudo sobre família refletiremos hoje sobre o papel da mulher dentro do casamento.
Muito se fala na palavra submissão. A definição no dicionário é: condição em que se é obrigado a obedecer; sujeição, subordinação às leis. Outra definição é a disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação; docilidade, obediência, subalternidade.
Assim como é muito difícil para o homem amar, se doar e entregar-se à sua esposa e família como Jesus, para nós mulheres é muito difícil obedecer quem quer que seja. Parece que a maioria de nós nasce com o dom de retrucar a todo o momento.
Vamos pensar de outra forma. Se nosso esposo seguisse fielmente aos preceitos de Deus, nos amando, nos orientando, demonstrando o quanto somos especiais para ele, se dedicando aos filhos, orientando-os e advertindo-os em amor, seria difícil obedecê-lo? Tenho certeza de que não, pois estaríamos atentas as suas ações e entenderíamos que tudo que estava sendo resolvido era para o bem da nossa família.
Porém, muitas vezes a realidade é outra. Chegamos ao casamento com aversão à palavra submissão tendo-a como escravidão, o esposo com desejo de ser o homem da casa e que manda em tudo. Duas criações diferentes e o choque é fatal. Os dois querem se destacar e nenhum dos dois cederem.
Mulheres a palavra de Deus é maravilhosa e ela diz em Provérbios, capítulo 14, versículo 1 que a mulher sábia edifica o seu lar e a insensata com suas próprias mãos o destrói. Se nós nos colocarmos debaixo da bênção de Deus e dos Seus mandamentos com certeza teremos vitória e nosso lar será bem-aventurado.
Que tal começarmos a nos sujeitar a Deus em primeiro lugar? Com amor tudo é mais fácil.
Paula Mesquita