ABENÇOADO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
“Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro. Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos”. (1 Samuel 25:32,33)
Hoje, Dia Internacional das Mulheres, quero dedicar essa reflexão para todas as mulheres, porém nossa meditação será feita especialmente para as milhões de mulheres espalhadas pelo mundo, que além das provações diárias, ainda sofrem com a violência doméstica, seja física ou psicológica. Mulheres que deveriam ser amadas, cuidadas, protegidas, discipuladas por seus maridos que têm a incumbência de estarem comprometidos com Deus acima de tudo, amando suas esposas como Cristo ama Sua Igreja, mas se tornaram seus algozes.
Quero compartilhar uma história da Bíblia Sagrada, de um homem cujo nome era Nabal, rude e mal e de sua esposa Abigail, mulher inteligente, bonita, além de temente a Deus. (1 Samuel 25:3)
Em determinado tempo, os homens do Davi ajudaram os pastores de Nabal a cuidarem dos rebanhos, sendo como muralhas de proteção, logo nada se perdeu. Quando Davi estava no deserto em época de festas, mandou seus rapazes a Nabal para pedir servos e o que lhes pudesse dar, mas Nabal se recusou e desfez de Davi.
Davi não aceitou o desaforo e a ingratidão de Nabal, e juntamente com quatrocentos homens se dirigiu para o local onde Nabal estava. Vendo toda a confusão que desenrolava, um dos servos foi até Abigail e relatou tudo o que ocorreu e o que iria acontecer, pedindo que ela fizesse o que pudesse para evitar o confronto. No 1º Livro do Profeta Samuel, capítulo 25, versículo 18, descreve tudo que ela separou imediatamente para Davi e seus homens: “Imediatamente, Abigail pegou duzentos pães, duas vasilhas de couro cheias de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de grãos torrados, cem bolos de uvas passas e duzentos bolos de figos prensados, e os carregou em jumentos”.
Assim que ela viu Davi, desceu rapidamente do jumento e prostrou-se diante dele com o rosto em terra. Mesmo que Nabal fosse um péssimo esposo e ela estivesse à mercê dele, não se importou em humilhar-se e assumir a culpa de seu esposo, clamando por misericórdia e não querendo que a maldade do seu marido contaminasse outra pessoa. No final, ela pediu que quando Davi fosse abençoado, se lembrasse dela.
Naquele momento, tudo foi resolvido e ela retornou para casa, onde Nabal estava alegre e bêbado. Pela manhã, ao saber de tudo que ocorrera, ele teve um ataque e ficou paralisado. Dez dias depois, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu. (1 Samuel 25:37-38)
Quantas mulheres sofrem como Abigail padeceu?
Quantas mulheres acabam morrendo por esse mesmo motivo?
E quantos filhos por causa dessa mesma situação morrem ou perdem seus pais?
O trauma dessas mulheres e crianças é imenso e muitas vezes irreparável aos nossos olhos, mas eu conheço alguém que é capaz de mudar toda e qualquer situação. Alguém que devemos nos prostrar diante d’Ele, nos humilharmos, clamar por misericórdia, reconhecer nossos erros e nos colocar na brecha assumindo a culpa dos maridos que ainda não O conhecem verdadeiramente. Apresento-lhes Deus, Santo, Imaculado que entregou Seu único Filho, Jesus Cristo, para o perdão dos nossos pecados.
Clame a Deus todos os dias, dia e noite, peça para que Ele mude sua situação e de sua família. Acredito que alguns se quebrarão diante de Deus, mas outros serão como Nabal e terão o mesmo fim, porém você, mulher, se prostrou perante ao Único que é capaz de lhe salvar, trazer dignidade à sua vida e restauração ao seu psicológico e emocional.
Desejo que o meu Deus alcance a vida de todas as que estão lendo essa mensagem, trazendo-lhes cura e restauração da sua vida e de sua família! Abençoado Dia Internacional da Mulher!
Paula Mesquita