De Coração para Coração

Reflexão – dia 23 de junho de 2017

“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos”. (2 Coríntios 1:8)

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (1 Coríntios 10:13)

Existe uma grande diferença entre tentação e provação/tribulação. Costumo ouvir e ler muitas pregações e reflexões dizendo que a provação é sempre suportada e que Deus nos dá o escape.

Que tal refletirmos sobre os dois versículos acima? Interessante que ambos estão em Coríntios. Então podemos chegar à conclusão que existe uma diferença entre provação e tentação.

Conforme nosso dicionário a palavra tentação quer dizer: impulso para a prática de alguma coisa censurável ou não recomendável ou ainda desejo veemente ou violento.

E a palavra provação: ato ou efeito de provar; prova e também dificuldade, situação aflitiva ou sofrimento muito grandes, que põem à prova a força moral, a fé religiosa, as convicções de um indivíduo. Tribulação é sinônimo de provação: Aflição, tormento, adversidade, angústia, grande luta.

Quem nos tenta é Satanás. É fato que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado, porém quem o tentou foi o diabo. Deus deu a Jesus a maior arma que temos contra nosso inimigo: A Palavra de Deus. Podemos vencer a qualquer hora a tentação se realmente quisermos.

Porém, Paulo mostra aos coríntios que a provação foi tão grande que eles se desesperaram da vida, ou seja, muitas tribulações nos deixam sem forças.

Porém, sabe qual é a parte mais maravilhosa dessa questão? No Salmo 18, versos 1 e 2 o salmista diz que o Senhor é a nossa força, nosso rochedo, nosso lugar forte, nosso libertador. Ao mesmo tempo em que a tribulação nos deixa momentaneamente paralisados e desesperados acreditando não encontrar saída para o que estamos passando, Deus vem com Seu amor e cuidado e nos ampara mostrando-nos a solução para o problema ou ainda fortalecendo nossa fé para que possamos esperar o instante correto em que Ele irá nos livrar.

Que possamos nesse dia e final de semana entender o propósito de Deus para nossas vidas, nos colocarmos em posição de servos de Deus e viver conforme Sua vontade para nós!

Autora Paula Mesquita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.