De Coração para Coração

Reflexão – dia 05 de junho de 2017

“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol”. (Eclesiastes 9:9)

“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja”. (Efésios 5:28,29)

Continuando nossa reflexão sobre família, essa semana nós refletiremos sobre o papel de cada um dentro do lar. Como a função do homem é comparada ao papel de Jesus para a Igreja vamos começar por ele.

Seria bastante interessante fazermos a leitura completa de Efésios, capítulos 5 e 6. Porém, quero ressaltar alguns pontos interessantes. Num mundo onde o feminismo tem se alastrado abundantemente é comum vermos homens deixado de lado sua função dentro do casamento e deixando-a a cargo da esposa. Mas quero alertá-los homens, vocês estão errados. No versículo 23 do capítulo 5 da carta de Paulo aos Efésios está claro que vocês são “o cabeça” da família.

O que seria ser “o cabeça” da sua família? Costumo dizer que o papel do homem é muito mais difícil do que o da mulher, pois vocês têm que amar suas esposas como Cristo ama Sua Igreja. Ele foi capaz de renunciar Sua grandeza e majestade. Vocês serão capazes de renunciar o orgulho, o machismo, as ideologias de que homem não chora, não demonstra sentimentos por amor à sua família? Contudo, direcionando-os como sacerdote, esposa e filhos, no caminho do Senhor com o mesmo amor que Cristo tem por você?

Ser o homem do lar não significa impor suas ideias, mas dialogar com os membros da sua família a luz da Palavra de Deus. Não subjugue sua esposa e muito menos seus filhos. Não os trate com violência quer seja física, emocional ou psicológica. Repreender seus filhos é diferente de espancar, conversar com sua esposa sobre alguma atitude errada que ela tenha é diferente de agredi-la seja de que forma for.

Se você é homem e está lendo essa mensagem, permita que o Senhor transforme a sua vida através da luz da Sua palavra. Se você é esposa ou ainda é filho e o homem do seu lar não age conforme a Palavra de Deus, o dever de vocês é orar e colocá-lo diante de Deus para que ele conheça a verdade que liberta.

Que nesse dia possamos permitir que o Espírito Santo nos convença do pecado, do juízo e da justiça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.